segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Veja" é caso de polícia

E no sentido literal. Que tal um araponga travestido de jornalista tentar invadir o quarto de um hóspede de  hotel ? E se esse mesmo pau mandado da família Civita, através de microcâmeras instaladas por ele no corredor do hotel, gravasse imagens ilegais dos hóspedes, violando o direito constitucional à privacidade ? E se para fechar com chave de ouro a operação criminosa, o sujeito fugissse sem pagar a conta do hotel ? Pois tudo isso aconteceu em plena capital da República. Sabemos todos faz tempo da falta de escrúpulos jornalísticos da Veja, da sua vocação irrefreável para a mentira e a calúnia. Do seu preconceito contra os pobres. Da sua visão de mundo colonizada. Do seu ódio a tudo que é público. Mas agora a revista foi longe demais, apelando para um tipo de ação explicitamente tipificada no Código Penal. Veja é caso de polícia.Por isso, fez muito bem o Hotel Naoum em registrar um Boletim de Ocorrência na polícia do DF contra a revista.


Me nego a perder tempo em considerações sobre o mérito da matéria de Veja, na qual acusa o ex-ministro José Dirceu de conspiração contra o governo Dilma. Como é de seu feitio, o texto é um amontoado de ilações, suposições, mentiras e leviandades. Você torce, torce, e não saiu um pingo de jornalismo. Fazer o quê ? É o padrão da casa. Agora, muito interessante e didático é  observar o silêncio cúmplice dos pares de Veja no PIG. É o silêncio dos indecentes, como muito bem definiu o Eduardo Guimarães do Blog da Cidadania.

Ele ofereceu algumas ideias ao oligópolio midiático que renderiam ótimas matérias sobre o desdobramento do caso : por que não tentam ouvir a camareira para quem o repórter da Veja pediu as chaves do quarto de José Dirceu ? Por que não procuram o gerente do hotel que prestou queixa na polícia ? Por que não apuram como foi que o espião da revista obteve as imagens, já que do circuito interno do hotel não foi ? Por que não requisitam o chek-in e o chek-out do "hóspede", para comprovar que ele fugiu sem pagar ?

Mas o bravo Eduardo, fundador do Movimento dos Sem Mídia, sabe perfeitamente que o PIG só acatará sugestões como essas no dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. Entre os parceiros do Instituto Millenium, da ANJ e da Abert prevalece o mutismo típico dos correligionários de organizações políticas fechadas e impermeáveis à crítica. Prevalece a regra de ouro não escrita do tipo "eu não te crio problemas hoje para você não me criar amanhã, afinal estamos no mesmo barco." É isso. Hoje o PIG é o verdadeiro partido de oposição no Brasil, enquanto os perdidos e enfraquecidos PSDB e DEM são seus meros satélites.

E a regra de ouro do silêncio funciona .Alguém se lembra de algum comentário dos veículos dos Marinho, Mesquita ou Frias sobre o desmentido do WikiLeaks à matéria caluniosa da Veja dando conta de que o PT recebera dinheiro das FARCs? E quanto à reportagem imbecil e inverossímel até a medula da revista sobre os dólares que chegavam de Cuba para o PT dentro de caixas de whisky, alguém mostrou o quanto era produto da boçalidade antipetista que impera na redação da Veja ? Qual dos grandes meios cedeu espaços para desagravar o ex-presidente Lula e o seu ministro da Justiça acusados sem nenhuma  prova por Veja de possuírem contas em paraísos fiscais ?

Lembrei do Barão de Iatararé : " de onde menos se espera ... é que não vem nada mesmo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário