segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

"Praga de urubu não pega"

A notícia para a esmagadora maioria da população não poderia ser melhor : o tumor do presidente Lula regrediu pelo menos 75% com as sessões de quimioterapia, a ponto de sua voz já ter voltado ao normal. Hoje, segunda (12), ele está fazendo a última quimio. Depois, tem a radioterapia e pronto. O maior de todos os craques entra em campo outra vez. Para desgosto do Partido da Imprensa Golpista que promeveu seu funeral. Para desespero da âncora da CBN, senhora Lúcia Abutre Hipólito, que ainda no dia do anúncio do câncer de Lula soltou foguetes em seu comentário na rádio, no qual lamentou o "alcoolismo" do presidente e decretou seu fim político. Chora, dona Lúcia, chora !

Neste mesmo dia, entre as incontáveis mensagens espalhadas pela blogosfera contendo votos de força para Lula, uma me chamou a atenção, justamente por se referir ao comentário asqueroso de uma das divas do PIG :"Força, presidente Lula, praga de urubu não pega." Bingo, é isso, não pega. Diante da corrente positiva que se formou pela recuperação do melhor e mais popular presidente da história do Brasil, tampouco têm qualquer importância as manifestações abarrotadas de preconceito de uma certa classe média herdeira da casa grande brasileira questionando eticamente a opção de Lula pelo tratamento no Hospital Sírio e Libanês.

Querem o corpo de delito, a prova cabal do preconceito odioso que embasa sugestões como essa, pretensamente solidárias ao sofrimento do povão nos hospitais públicos ? Reparem que a nenhum outro político brasileiro, em nenhum momento da história, essa gente ousou indicar tratamentos de saúde pelo Sistema Único de Sáude (SUS). Aliás, essas vestais do moralismo fingem não saber que o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que possui um sistema público e universal de saúde; que o SUS é uma obra ainda em construção, e por isso tem enormes carências, mas que exibe também realizações extraordinárias. Por tudo isso, o SUS só deve ser procurado pelos que realmente dele precisam. Ou seja, pelos que não têm plano de saúde. E foi exatamente por possuir um bom plano médico que Lula não procurou o Inca, que, diga-se de passagem, oferece tratamento de excelência reconhecida.

Lembremos só de alguns casos pinçados da história recente do país : 1) o ex-governador de São Paulo, Mário Covas, travou uma longa batalha contra o câncer, com idas e vindas de CTIs e muitas internações e cirurgias. Pergunta : apareceram, por acaso, celebridades globais como Luana Piovani para indicar o caminho do SUS ao então governador ?; 2) Viajando ainda mais no tempo, o calvário que culminou com a morte do presidente Tancredo Neves comoveu o país, em 1985. Pergunta : quantos paus mandados dos barões da mídia cobraram sua transferência para uma unidade do SUS ?; 3) O bravo e inesquecível José de Alencar, vice-presidente da República, deu lições ao país de coragem, perseverança e fé na sua luta contra um tipo de câncer reincidente e invasivo. Foram dezenas operações das mais delicadas. Pergunta: mesmo entre os internautas viciados em frequentar a internet para disseminar as ideias mais grotescas e repugnantes, alguém chegou a ler alguma recomendação para que Alencar se dirigisse ao SUS ?

Obeservem que, embora tivessem cabeças e inclinações políticas diferentes, especialmente Alencar, homem nacionalista, progressista e parceiro de primeira hora do projeto democrático popular em curso no país há nove anos, os três tinham em comum o fato de pertencerem ao "andar de cima", tomando emprestado a expressão o jornalista Elio Gaspari. Ao contrário de Lula, a quem a elite brasileira não perdoa por ter chegado onde chegou , por ter ocupado um lugar reservado aos bem nascidos por mais de 500 anos. O fato do ex-metalúrgico ter se tornado um estadista planetário, reconhecido, louvado e premiado em todos os continentes mata de inveja um contingente de brasileiros e brasileiras estimado em 3 ou 4% da população. Não por coincidência, o mesmo percentual de desconectados da realidade que, segundo as pesquisas, jamais reconheceu os feitos dos governos de Lula.

Só a título de ilustração, proponho uma enquete. Sempre que você deparar com pessoas que pensam assim, pergunte quais são os jornais e as revistas que leem e o canal de televisão através do qual se informam.

Charge : Bessinha, publicada no blog Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário