sábado, 19 de maio de 2012

Cruzamento de jacaré com cobra d'água


Chamam a atenção os espaços generosos cedidos pelas organizações Globo às poucas figuras públicas de um nanopartido, pretensamente de ultraesquerda, que atende pelo nome de Psol. A base do casamento de conveniências é o falso discurso moralista e udenista de ambos, cujo alvo de sempre é o que eles chamam pejorativamente de lulopetismo, mas que, para a maioria esmagadora da população brasileira, é um vitorioso projeto democrático-popular, em curso no país há quase 10 anos. O cinismo mais escrachado dá o tom da relação psolista-global. Será que o Ali Kamel não sabe que o Psol defende a quebra de contratos e o não pagamento da dívida pública do país ? Quer dizer, então, que nem o neoliberalismo atávico dos executivos  dos veículos da família Marinho foi capaz de detectar as insanáveis contradições entre o ideário global e o programa do Psol para o Brasil ?

Fico imaginando (toc,toc,toc..) o que seria o Psol no poder. Alianças indispensáveis para construir maioria parlamentar e governar ? Nem pensar. Levar em conta a correlação de forças no parlamento e na sociedade na hora de tomar decisões ? De jeito nenhum. Isso é coisa de "traidor do povo brasileiro". No fundo, um dilema angustiante deve assaltar os moralistas de ultraesquerda . Se chegar a vez de ocupar um dia uma prefeitura de capital ou governo de estado, por exemplo, o partido ficará numa encruzilhada : ou tenta aplicar seu tresloucado programa e provoca já nos primeiros meses, quiçá dias, uma crise institucional ou adota o mínimo de pragmatismo necessário à governança, o que levará o partido à destruição, condenado pelas suas bases por "seguir o mesmo caminho do PT."

Na dúvida, melhor ficar por todo o sempre na cômoda condição de atirador de pedra na vidraça alheia.
A opção do deputado Marcelo Freixo, na certa o psolista mais incensado pelo PIG, de desistir de uma eleição para a prefeitira de Niterói, onde reside, tinha seu domicílio eleitoral e concorreiria com boas chances de vitória, para tentar a sorte numa eleição perdida como a do Rio de Janeiro, é clara quanto aos objetivos do partido : se omitir da responsabidade do poder e continuar atacando a tudo e a todos, sem reconhecer qualquer mérito nas realizações do governo federal e de seus aliados. Seguirão fiéis ao seu "compromisso" de exigir 3000% de reajuste para professores da rede pública, 4000% para médicos e 7000% para bombeiros.

No âmbito federal, nenhum elogio à saga da presidenta Dilma para derrubar os juros e os vergonhosos spreads bancários ( aliás, uma bandeira que sempre uniu toda a esquerda), nada de reconhecimento pela forma anticíclica e pró- fortalecimento do mercado interno como Lula e Dilma enfrentaram e enfrentam a crise financeira internacional e silêncio sobre todas as medidas de estímulo à economia tomadas pela equipe do ministro Guido Mantega. Sobre a aplaudida Comissão de Verdade, as restrições dos psolistas são tantas que lançam a desconfiança de que o partido torcia mesmo era para que a presidenta Dilma não cumprisse essa promessa de campanha. Direito do Brasil à memória e a verdade ? Bobagem. Na cabeça das lideranças do Psol melhor seria ter mais uma motivo para atacar o "dilmopetismolulismo".

Reparem bem como arrefeceu o ânimo da militância e lideranças do Psol no que toca à luta pela democratização das comunicações no Brasil. Foram varridas por eles para debaixo do tapete do oportunismo os crimes cometidos por Veja, o jornalismo sem princípios e partidarizado de O Globo, Folha, Estadão, o silêncio sobre a privataria tuacana, o escandaloso monopólio da radiodifusão no Brasil, etc, etc, etc. Tudo para não melindrar seus aliados midiáticos de hoje.Deixa estar. A gente sabe no que vai dar essa aliança. A gente sabe o que espera as vestais que julgam deter o monopólio da ética e da lisura no trato da coisa pública.

4 comentários:

  1. Bepe,
    Obviamente eu achei esse um dos seus melhores textos. Essa minha análise vem carregada pelo meu ódio por essa direita fantasiada de esquerda. Acho que a consideração do Frouxo ter saído de Niterói para disputar as eleições no Rio é exatamente isso, o medo de chegar ao poder.
    Nós sabemos bem como é confortável a posição de estar na Oposição, e como é dura a vida quando chegamos ao governo, mas não ao poder, pois muitas vezes as alianças necessárias para garantir a tal "governabilidade" são um cobertor bem curto, que garante o governo, porém, deixa a mostra nossas contradições com o peso das alianças.
    A pergunta que não quer calar, para a campanha do Frouxo, será produzido a toque de caixa o "tropa de elite 3" com o Frouxo estrelando o filme de capa e espada, como um herói que resolverá os problemas apenas utilizando seus super-poderes ???
    abs

    ResponderExcluir
  2. Bepe, o grande pensador político, Caetano Veloso, ontem, voltou à campanha do Freixo. Não comentou que, depois de quase pedir exílio político em algum lugar da Europa - quem lembra do episódio da viagem para uma palestra no exterior que virou notícia porque foi divulgado que o Freixo ia embora do Brasil porque as milícias o ameaçavam de morte e a sua segurança havia sido retirada, nada disso confirmado depois da palestra? - por estar sendo ameaçado de morte, agora, o Freixo busca exílio no Rio de Janeiro, partindo de Niterói, em mais um episódio pouco claro... E você deve estar se perguntando por que eu citei o apoio do Veloso, não? Ah, sei lá, assim porque o Caetano é sempre muito inspirado para definir candidatos que ele apoia, né? Ou, não... Abs. Lima.

    ResponderExcluir
  3. Bepe, respeito muito você e gosto dos seus textos. Mas vc se superou na teoria da conspiração hein?

    ResponderExcluir
  4. AUTOR E GLOBO TUDO A VER.

    A globo manipulou vc.
    Incrivel como os petistas odeiam o Psol, é para esquecer o passado petista?

    ResponderExcluir