terça-feira, 18 de setembro de 2012

Carta aberta a José Genoíno Neto

Um breve aperto de mão e uma troca rápida de palavras bastam para perceber em ti um ser humano afetuoso. Se a conversa avançar um pouco mais, o interlocutor logo depara com o ativista que sempre fez política com P maiúsculo e o militante das boas causas do povo brasileiro. Cearence porreta, da cepa generosa de brasileiros que resistiu à ditadura de armas na mão arriscando a vida por seus sonhos, você se embrenhou, ainda bem jovem, na selva amazônica para lutar por liberdade. Contudo, nem durante as bárbaras torturas sofridas (quando os carrascos tentaram em vão dobrar sua têmpera revolucionária) e tampouco nos duros anos vividos no seu cárcere de preso político, você supunha viver situação tão absurdamente dramática quanto a de hoje.

Quando leio notas de jornal dando conta do estrago causado no seu corpo e na sua alma por esse vil processo do mensalão, tenho a exata dimensão do poder da infâmia sobre os homens de bem, da força deletéria da injustiça e da vilania, de como a máquina de moer carne e reputações montada nestes trópicos pode tratar sem um mínimo de respeito biografias como a sua.

Pois saiba que sua vida de homem simples e honrado, cujo único bem é a casa em que vive com a família, comprada em décadas de prestações, jamais será atingida pelos que lhe apontam o dedo acusador e que há sete anos te lincham e condenam a priori, assim como fazem com o José Dirceu, com outros réus e com o PT. E sabe por que essas pedras passarão longe do alvo? Simples. Porque os que querem a sua cabeça estão há anos luz de distância do seu padrão moral, da nobreza de sua luta de toda uma vida pela emancipação do povo brasileiro, do seu compromisso com um Brasil e um mundo mais justo e fraterno.

Cabeça erguida, bravo companheiro .Mesmo que a fúria condenatória  do STF siga sua toada inconstitucional de valorizar subjetividades em detrimento do fato concreto, de substituir provas por deduções, ilações e conjecturas, de desprezar sua própria jusrisprudência enveredando pelas trevas da exceção, e te penalize como um criminoso por ter assinado empréstimos para o seu partido, nada disso manchará sua irretocável folha de serviços prestados à nossa gente, especialmente àqueles que mais precisam.

Cuide de sua saúde, Genoíno. Logo essa página triste da nossa história estará virada e o Brasil há de precisar muito ainda do seu reconhecido talento político, seu espírito público, da sua inteligência e  capacidade ímpar de construir pontes de harmonia e unidade nos momentos cruciais dos embates políticos. Lá na frente, você terá lugar  de destaque na memória das lutas populares, socialistas e republicanas. Quanto aos seus algozes, deixa estar.  Eles já têm presença cativa na lata do lixo da história do Brasil.

Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2012

Bepe Damasco


7 comentários:

  1. Bepe, belo texto,
    Este poema do Brecht é para militantes como Genoino
    "Há homens que lutam um dia, e são bons
    Há homens que lutam um dia, e são bons;
    Há outros que lutam um ano, e são melhores;
    Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
    Porém há os que lutam toda a vida
    Estes são os imprescindíveis"

    Eles nos atacam pelo projeto que representam, e pelo pavor que este projeto causa a eles.
    Helder Molina

    ResponderExcluir
  2. Conheci Genoino ha muito tempo atras, quando morava em Sao Paulo, e sempre foi uma pessoa que me impressionou pela sua autenticidade,inteligencia,e honestidade. Ele dedicou sua vida para um futuro melhor para o povo brasileiro. Espero que seja absolvido e fique firme ai!

    ResponderExcluir
  3. Márcia Borges de Sá10 de outubro de 2012 às 14:50

    Parabéns pela clareza q vc ve a situação injusta em q foi colocado este político admirável e impressionante. Espero como vc que as águas turbulentas passem sem deixar muitos estragos. Faço votos para q a pessoa não fique indelevelmente prejudicada.

    ResponderExcluir
  4. Tambem concordo com a clareza em que ve esta injustica. E nada mais como uma tentativa de golpe da oposicao com todo o apoio da midia reacionaria. Voce e forte Genoino e vai bancar mais esta e o povo brasileiro vai te absolver!

    ResponderExcluir
  5. estou com Genoíno. por que o delator roberto jefferson não foi preso ainda?
    pergunta feita hoje pelo airton soares no jornal da cultura.

    ResponderExcluir