segunda-feira, 3 de junho de 2013

Contraf-CUT: aumento dos juros é desastre econômico e social

Publicado nos sites da Contraf e da CUT Nacional

A  Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) considera um grande equívoco a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros em mais 0,5%, tomada no mesmo dia do anúncio do crescimento pífio de 0,6% do PIB no primeiro trimestre, e condena com veemência o verdadeiro terrorismo que o mercado financeiro vem exercendo sobre o Banco Central para que encampe seus interesses.


"A elevação da Selic pela segunda vez consecutiva no ano é um desastre do ponto de vista econômico e social. Não existe a ameaça de descontrole inflacionário e vai frear ainda mais o ritmo do crescimento econômico, a expansão do crédito, o fortalecimento da produção e do consumo e a geração de empregos", critica Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. "O Copom mais uma vez cedeu à chantagem dos rentistas e especuladores do mercado financeiro, os únicos que ganham com essa decisão."

Na avaliação de Cordeiro, "ao contrário do que induz a campanha terrorista do mercado financeiro, a inflação não está fora de controle. Desde 2004 as taxas inflacionárias vêm se mantendo dentro do sistema de metas e não há agora nenhum excesso de demanda. Ao contrário, todos os indicadores apontam para a redução do consumo das famílias".
A inflação brasileira continua acima do centro da meta, segundo o presidente da Contraf-CUT, em razão de uma série de outros fatores, entre eles a alta dos preços de produtos agrícolas no mercado internacional, a indexação dos contratos administrados como aluguéis e energia e as tarifas públicas.
"Como não há excesso de demanda, aumentar os juros não resolve o problema da inflação. Só vai contribuir para o Brasil crescer menos, gerar menos emprego, aumentar o ganho dos rentistas e aprofundar a concentração de renda no país, que já é um dos 12 mais desiguais do planeta, apesar de ser a sexta maior economia mundial. O Brasil precisa de juros menores para transformar crescimento em desenvolvimento econômico", afirma Carlos Cordeiro.
A Contraf-CUT defende alteração na missão do Banco Central, que deve, além das metas de inflação, definir também metas sociais como a geração de emprego e renda e a redução das desigualdades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário