sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Militância resgata o velho PT de guerra

Deu gosto de ver a chamada na primeira página de O Globo de hoje, 31 de janeiro, dando conta  de que o site criado para receber doações para o Delúbio pagar sua multa arrecadou mais do que o dobro necessário ao superar R$ 1 milhão. Exalando ressentimento por todos os poros, o jornal dos Marinho chama o mutirão petista de "bolsa companheiro". Mas o choro é livre. A gente entende as razões do sofrimento do PIG e seus seguidores. Em que pese, a flagrante omissão de sua cúpula dirigente e das figuras públicas mais importantes do PT no julgamento da AP 470,  a militância mais uma vez mostrou porque é o maior patrimônio do partido.


Desses mutirões para pagar as multas injustas e desproporcionais aplicadas aos condenados não participam, é claro, apenas petistas. Eles atraem pessoas ligadas a outros partidos e também gente sem preferência e vínculos partidários.

Contudo, não resta dúvida quanto ao papel central da militância do PT nessa empreitada. Não é fácil quebrar a espinha de uma agremiação política enraizada na sociedade como nenhuma outra e com milhões de militantes e simpatizantes anônimos capazes de gestos abnegados e generosos. Para quem não sabe, ainda existem homens e mulheres movidos por valores e ideais.

Por essa Barbosa e seu séquito de bajuladores do monopólio midiático não esperavam. Sim porque quando a família do Genoíno logrou êxito na sua campanha de doações os jornalões espumaram de ódio, mas aqui e ali tentaram explicar o fenômeno apontando a cardiopatia grave da qual padece o bravo Genoíno como o fator que mais despertou a solidariedade das milhares de pessoas que se dispuseram a contribuir.

Mas e o  Delúbio ? Pânico nas redações : como fazer os leitores cada vez mais escassos dos veículos impressos entenderem o fosso entre o linchamento público dos réus e mais essa vitoriosa campanha de solidariedade ? Como pode um "mensaleiro", "quadrilheiro condenado por corrupção", "articulador petista do esquema de Marcos Valério para desviar dinheiro público" se beneficiar de uma mobilização tão impressionante?

E mais : além do excedente arrecadado por Delúbio ser usado para ajudar os outros dois condenados petistas, José Dirceu e João Paulo, cujo prazo para pagamento das multas ainda não foi determinado, já deve tirar o sono dos editores do PIG um fato jornalístico de extraordinária relevância que bate à porta.

É que ,em breve, pelo andar da carruagem até aqui, a arrecadação para cobrir a dívida do Dirceu deve ser a que mais extrapolará o valor estipulado pela justiça, seja pelo forte prestígio e respeito que ele desfruta entre os militantes do PT, seja pela oportunidade para desagravar o mais perseguido, linchado e odiado quadro do partido.

Bendito ostracismo pregado pelo presidente do STF para os presos do PT. Aliás, os disparates de Barbosa são muito bem-vindos. Eles só fazem aumentar o número de pessoas que veem o julgamento da Ação Penal 470 como a maior farsa da história do Judiciário brasileiro e a condução das prisões, a chamada execução penal, como uma repulsiva sucessão de irregularidades e graves violações legais dos direitos dos condenados. 






3 comentários:

  1. Companheiro Bepe, a militancia demonstra que respeita e homenageia velhos guerreiros, mas é hora de lançar novas lideranças ao processo!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria, Bepe. A militância de esquerda, em especial a militância PeTista, não se deixa abater. Quando necessário mostra sua garra e coragem, sem rancor, mas com audácia.

    ResponderExcluir