sexta-feira, 16 de maio de 2014

Lula : "Toda vez que eu abrir a boca, vou defender em primeiro lugar a regulação da mídia"


Foto Roberto Parizotti
O ex-presidente assumiu esse compromisso, na manhã desta sexta-feira, 17/5, na abertura do 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, no Hotel Braston, em São Paulo. Diante de mais de 500 blogueiros de todos os estados do país, Lula não deixou de fora nenhum assunto da atual conjuntura política e econômica do país, falando sobre a necessidade urgente de uma reforma política, do orgulho que sente em ter trazido a Copa do Mundo para o Brasil (“foi a primeira vez que vi a Marisa chorar”), das imensas vantagens comparativas do governos do PT em relação à era tucana, da ameaça de seca em São Paulo, da campanha midiática pela desmoralização da política, das eleições deste ano e da obrigação de cada petista de enfrentar o debate com o povo.


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também criticou duramente o monopólio da mídia no Brasil. “A enorme concentração da mídia brasileira nas mãos de poucos grupos leva a graves problemas como a propriedade cruzada. Contudo, no nosso país, além da propriedade cruzada, temos o emprego cruzado, já que praticamente os mesmos jornalistas são contratados pelos diversos meios de comunicação. Por isso, temos hoje o monopólio da voz no Brasil. Precisamos mudar a essa situação, afinal, não existe democracia sem pluralismo”, disse o prefeito.

Também compareceram ao evento os deputados petistas Paulo Teixeira e Antônio Mentor, o senador Eduardo Suplicy, também do Partido dos Trabalhadores e o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pré-candidato ao governo de São Paulo, além do presidente do diretório do PT de São Paulo, José Emídio.

Lula por Lula  

Alguns trechos da fala de Lula no encontro dos blogueiros :

“Nunca tive depressão, mas confesso que quase me deprimi diante da violência com que a mídia tratou os blogueiros que me entrevistaram recentemente. Eu não tenho cargo público. Por isso, dou entrevista para quem seu quiser e a hora que quiser.”

“Os blogueiros estão de parabéns pela pressão republicana que fizeram pela aprovação do marco civil. Quem sabe essa grande conquista, a neutralidade da rede, um dia chegue aos meios de comunicação deste país.”

“Para não ser chamado de esquerdista, lembro que um grande número de países capitalistas já fez a regulação da mídia. Isso não tem nada a ver com censura. Apenas defendemos medidas que garantam o pluralismo, que todos o setores da sociedade possam se comunicar.”

“Nós [se referindo aos políticos do PT presentes] temos que entender melhor a nossa relação com a internet. Ninguém quer censurar ninguém, o que está amadurecendo é o debate sobre um novo marco regulatório das comunicações. Isso é inegável.”  

“Qual é o país do G20 que está melhor do que o Brasil? Da crise econômica para cá, ou seja, desde 2008, a Europa fechou 62 milhões de postos de trabalho. No Brasil, nós criamos 10 milhões de empregos nesse período.”

“Antes dos nossos governos, a dívida interna líquida do Brasil era de mais de 60% do PIB. Hoje está em 38%. Muita gente do mercado reclama porque nós capitalizamos o BNDES na crise. Colocamos dinheiro no BNDES sim, e compramos alguns bancos públicos, justamente para enfrentarmos a crise com um sistema bancário público, já que os bancos privados se negavam a investir.”

“Estamos com a inflação controlada há 11 anos. Os tucanos querem um pouco de desemprego para combater a inflação. Mas nós não queremos. Eles agem assim porque não sabem o que é um peão desempregado.”

“No Brasil, a primeira universidade só foi criada em 1930. Antes só existiam as faculdades. Dom João trouxe a faculdade de medicina para o Brasil, mas universidade mesmo só em 1930. E veja a quantidade de novas universidades e escolas técnicas que criamos. Inauguramos mais escola técnicas do que todos os outros 500 anos somados. Foi preciso um presidente e um vice sem diploma para cuidar da educação.”

“Dia desses, compareci à inauguração de uma universidade afro-brasileira-lusófona, no interior da Bahia, numa cidade chamada São Francisco do Conde, onde 95% das pessoas votaram em mim. Nem na minha casa eu tenho tanto voto.”

“Estou começando a ficar preocupado com o momento que vivemos. É um momento de diminuição da esperança. E eu não aceito política sem esperança.”

“Sempre que se nega a política o que vem depois é muito pior. Vejam os exemplos de Hitler, Mussolini ou do golpe militar no Brasil. Além de desmoralizar a política, querem desmoralizar também as instituições.”

“Querem atirar sobre o PT a pecha da corrupção. Não vamos aceitar isso. Nós investimos como nenhum outro governo na Polícia Federal, na sua estruturação, na contratação de novos policiais, na inteligência. Tratamos sempre o Ministério Público com respeito e a CGU não era nada. Hoje qualquer cidadão acompanha as contas do governo real.”

“Acho que eles têm medo da Dilma. Aliás, tentaram acabar com ela na tortura, no passado, e não conseguiram. São chocantes a virulência e o preconceito usados nos ataques à Dilma. E até criminosos, como no caso do deputado Paulinho. No fundo, eles podem estar pensando : e se a Dilma ganha outra vez ? Será que depois ainda vem o Lula por mais oito anos ?”

“Eu só visitei a Cantareira uma vez, em 1978. Hoje, fico pensando : numa cidade cuja população cresceu de forma extraordinária, será que não podiam ter achado um outro poço? Será que eles pensam que os nordestinos que vivem aqui não bebem água ? Agora, já imaginou se a responsabilidade fosse do Haddad ? Por muito menos, não lhe deram trégua no primeiro ano do seu governo. Como apanhou o nosso Haddad !”

“Os petistas têm voltar a ter orgulho de ir para as ruas. Não tememos nenhum tipo de comparação. Podem comparar tudo, inclusive corrupção.”

“Esse Congresso não vai fazer a reforma política que o Brasil precisa, o que só vai acontecer com uma Constituinte exclusiva.”

“O governo não colocou dinheiro público nos estádios. O que aconteceu foi que o BNDES emprestou dinheiro para os governos estaduais construírem os estádios. Mas esse dinheiro voltará e com correção. Estamos fazendo várias obras de mobilidade urbana que ficarão como legado da Copa. Algumas não ficarão prontas para a Copa, mas depois dela é certo. Nós também triplicamos os gastos com educação e gastamos mais de R$ 350 bi em saúde.”

“A Copa do Mundo é uma oportunidade extraordinária de o país se mostrar para o mundo como ele é. Mostrar a nossa miscigenação fantástica que deu origem a esse povo tão alegre. Não tem o menor problema que façam passeatas, manifestações, tudo bem. Temos é que receber bem as pessoas, tratar bem os turistas.”

“O meu único medo é que aconteça o mesmo que em 1950, aquela derrota para o Uruguai, no Maracanã. Mas vamos torcer muito e, pelo amor de Deus, o Brasil tem que ganhar essa Copa do Mundo. Ah, olha que coisa interessante : até a Dilma está colecionando as figurinhas do álbum da Copa.”



Um comentário:

  1. Blogueiros aprovam campanha para pedir o Darf da Globo

    Centenas de blogueiros reunidos em São Paulo aprovaram a realização de campanha para exigir que a Rede Globo mostre o Darf.
    Lembrando: Darf é sigla de Documento de Arrecadação de Receitas Federais.
    A campanha se relaciona à descoberta que a Globo foi flagrada sonegando impostos nas Ilhas Virgens Britânicas, e condenada pela Receita Federal a pagar quase R$ 1 bilhão.
    Até hoje, a Globo não mostrou nenhum documento provando que pagou o que devia.
    Foi criado uma logo (acima) e um site exclusivo para a campanha.
    http://mostraodarfglobo.wordpress.com/
    Neste site serão publicadas instruções para quem quiser participar da campanha.
    Também foi criado um email, para receber informações sobre este tema.
    mostraodarfglobo@gmail.com

    ResponderExcluir