terça-feira, 16 de setembro de 2014

Com Lula, em defesa do pré-sal e da Petrobras

Por CUT-RJ

Na maior manifestação já realizada diante do edifício sede da Petrobras, o Edise, cerca de 10 mil pessoas ouviram o ex-presidente Lula fazer uma defesa vigorosa da importância estratégica da Petrobras para o futuro do povo brasileiro.Organizado pela FUP, CUT, CTB e pelos movimentos sociais, o ato contou com forte adesão dos militantes do PT, do PCdoB e do PDT, bem como das campanhas de vários candidatos desses partidos. O candidato a governador do Rio Lindberg Farias, da Frente Popular, também marcou presença. Os manifestantes se concentraram na Cinelândia, de onde, com Lula à frente, seguiram para a Petrobras.

Já no pequeno palanque armado na passarela diante da estatal, usaram a palavra a presidente da UNE, Vic Barros, o líder do MST, João Pedro Stédile, Adilson Araújo, presidente da CTB, e o petroleiro Roni Anderson, dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores. O atual diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, José Eduardo Dutra, também discursou. Todos denunciaram que por trás das denúncias contra a empresa está a tentativa de privatizá-la. A falta de compromisso da candidata Marina com o pré-sal e a Petrobras também foi muito criticada pelos oradores.

Depois do discurso de Lula, muito aplaudido como sempre, os manifestantes “abraçaram” o prédio da Petrobras, num gesto de forte simbolismo que não deixa dúvida em relação à compreensão dos trabalhadores e estudantes presentes sobre o papel central da estatal para o desenvolvimento do país.
- Fiz questão de vestir o uniforme de uma empresa que deve orgulhar o povo brasileiro. Milhares de trabalhadores não podem ser confundidos com quem errou ou roubou – disse Lula, defendendo punição para os que erraram, mas respeito pela Petrobras.

Lula lembrou que da descoberta do pré-sal, ocorrida no seu governo, até agora a Petrobras extraiu mais petróleo do que nos primeiros 31 anos da empresa. O ex-presidente falou da sua surpresa quando, no final de uma tarde, o ex-presidente da empresa José Sérgio Gabielli, e o diretor de Exploração, Guilherme Estrela, entraram no seu gabinete para comunicar a descoberta do pré-sal. “Quando cheguei em casa falei para a Marisa: será que eu nasci com aquele negócio virado para a lua? Será possível que justamente na minha gestão o Brasil fez uma descoberta tão importante?”

- Quem é que pode ser contra o projeto da Petrobras ? Quem é que está incomodado com a partilha que nós aprovamos? Aposto que não é nenhum petroleiro, nenhum trabalhador brasileiro. Quem é contra o pré-sal é contra o futuro do país - afirmou, sem citar o nome da candidata a presidência da República, Marina Silva, que em seu programa de governo praticamente descarta o pré-sal, citando-o apenas uma vez.

Lula projetou os ganhos extraordinários para o povo brasileiro quando a extração de óleo da camada do pré-sal atingir seu ponto máximo. “Se hoje já temos filhos de pedreiro se formando engenheiro, imagina o quem vem por aí em termos de saúde e educação para o nosso povo? Tudo isso sem falar no avanço das indústrias naval e petroquímica.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário