quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ainda é possível derrotar o PL 4330

Embora Eduardo Cunha tenha sido mais Eduardo Cunha do que nunca na votação dos destaques, impedindo o acesso às galerias e se negando a colocar em votação uma emenda  do PT proibindo a terceirização nas atividades-fim, há luz no fim do túnel. As mobilizações nas ruas e nas redes lideradas pela CUT e CTB com o apoio dos movimentos sociais quase operou um milagre. Da goleada sofrida na semana retrasada à votação desta quarta-feira, 22 de abril, dezenas de votos foram virados. A diferença de apenas  27 votos (230 a 203) em favor do liberou geral mostra o acerto da opção pela luta de massas como instrumento de pressão do Congresso Nacional.

Os votos contrários ao projeto cresceram 50%, enquanto os favoráveis caíram 40%. Até no PSDB a resistência ao PL 4330 cresceu substancialmente. Desta vez, 10 tucanos rejeitaram o projeto, contra apenas dois na votação do texto-base. E as centrais avisam que não deixarão as ruas até a derrota do projeto no Senado ou o veto da presidenta Dilma. No Senado, as perspectivas para que seja barrado o maior ataque aos direitos dos trabalhadores desde Vargas são mais promissoras do que na Câmara. Aguardemos para ver como os ilustres senadores reagirão quando as carinhas de todos os deputados que apunhalaram o povo trabalhador decorarem os postes de todo o Brasil. 

Se bem trabalhada e convocada, há clima inclusive para se construir uma greve geral contra o 4330. pois o movimento cresce e ganha musculatura a cada dia. Embora não seja aconselhável apostar no apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros, à causa dos trabalhadores, suas declarações, na semana passada, segundo as quais o projeto terá sérias dificuldades para passar no Senado, sinalizam que ele pode estar querendo demarcar terreno em relação a Cunha. E isso pode ser explorado pelas centrais e partidos de esquerda.

Atenção trabalhadores e trabalhadoras cariocas e fluminenses para os nomes dos deputados que votaram contra vocês :

Altineu Cortes - PR
Celso Jacob - PMDB
Celso Pansera - PMDB
Cristiane Brasil - PTB
Dr. João - PR
Eduardo Cunha - PMDB
Felipe Bornier - PSD
Fernando Jordão - PMDB
Indio da Costa - PSD
Julio Lopes - PP
Leonardo Picciani - PMDB
Luis Carlos Ramos - PSDC
Marquinho Mendes - PMDB
Otávio Leite - PSDB
Paulo Feijó - PR
Soraya Santos - PMDB
Sóstenes Cavalcante - PSD
Walney Rocha - PTB
Washington Reis - PMDB


Nenhum comentário:

Postar um comentário