quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A ânsia de vômito nossa de cada dia

Ainda bem que hoje temos os blogs e sites alternativos, de onde recolho diariamente as informações e análises que realmente me interessam.O contraponto ao PIG feito pela blogosfera e demais novas mídias é a grande revolução da nossa era.No entanto, por uma combinação de hábito arraigado com a necessidade de conhecer as posições do adversário, para melhor combatê-lo, ainda ouço a CBN e Bandnews, compro O Globo cerca de três vezes por semana , navego nos sites da imprensa tradicional como G1, Uol, Terra, etc e ainda assisto ao Jornal Nacional sempre que estou em casa. Mas está cada dia mais difícil. É preciso ter estômago  e nervos de aço para suportar a sujeira, a manipulação e o desrespeito da vellha mídia aos princípios mais elementares do jornalismo. Esta semana, a comentarista Lúcia Hipólito, da CBN, protagonizou, talvez, o episódio mais abjeto e asqueroso da história da imprensa brasileira.

E olha que não é de qualquer história que estamos falando, mas sim de uma trajetória de apoios a golpes militares e torturas, atentados à Constituição, assassinatos de reputações e perseguições de toda espécie. Contudo, ao PIG se aplica com perfeição aquela máxima popular segundo a qual  "nada é tã ruim que não possa piorar ainda mais."

Conforme muito bem assinalado por Luis Nassif em seu artigo "Como seria o Brasil sem Lula", mesmo entre combatentes em tempos de guerra vigora um espécide de código de honra não escrito que faz com que as armas sejam embainhadas diante de um inimigo ferido. No Brasil de 2011, o ódio de classe contra Lula, o maior presidente da história do Brasil, não respeita qualquer limite de natureza humanitária. Vale tudo para atingir o presidente Lula e o que ele representa para o brasileiros e para o mundo inteiro.

Sabendo que os corações dos seus patrões estavam em festa e sem disfarçar sua euforia com o câncer de Lula, a "analista política" Lúcia Hipólito assumiu, em pleno comentário na rádio CBN, seu posto de chefe da torcida organizada midática pela morte do presidente Lula. Além de ter dado vazão ao seu desejo de ver Lula fora do jogo político, ela fez questão de se elamear da cabeça aos pés ao creditar a doença de Lula "ao alcololismo, ao tabagismo e à sua vida desregrada".E não ficou por aí : disse que o Lula "sempre teve aquela voz feia" e que "a vida agora apresentou-lhe a conta, infelizmente."

Como pode alguem descer tão baixo na escala da degradação como essa senhora ? Desde que ouvi seu comentário, tive que esperar três dias até que pudesse domar, minimamente, minha revolta e escrever este post.Continuo aguardando a resposta para a seguinte mensagem que enviei para lucia@cbn.com.br :

"Não me surpreende a sua torcida pela morte do maior presidente da história do Brasil. Afinal, a senhora cumpre dignamente o papel  de porta-voz dos minguados 3% ou 4% de brasileiros que insitem em brigar com a realidade e não reconhecem ( como 87% dos brasileiros ) a obra de Lula, hoje um estadista planetário, com mais de 50 convites para receber honoris causa nas mais prestigiadas univesidades do mundo (chora FHC).
Contudo, no seu comentário do último sábado, a senhora se superou em termos de hipocrisia.
Sobre sua afirmação leviana de que o problema de Lula "deve-se ao alcoolismo", é importante lembrá-la que o ex-presidente jamais foi fotografado ou filmado embriagado. Tampouco há registros de aparições públicas de Lula sob efeito de álcool.
Ao contrário da senhora, cujo áudio de um comentário completamente embriagada, em pleno trabalho, circula na internet para quem quiser ouvir. Nele, o âncora Roberto Nonato da CBN se mostra tão constrangido com seu estado que é obrigado a interompê-la e chamar os comerciais.
No fundo, gente de cabeça colonizada e preconceituosa como a senhora sente mesmo é uma profunda inveja do Lula. Mas prepra-se : Lula vai superar mais este desafio."
Bepe Damasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário