domingo, 29 de janeiro de 2012

Dutra na Petrobras : em nota, O Globo reconhece patifaria

Capa de O Globo deste sábado : " Petrobras cria diretoria só para abrigar petista". E no alto da página 3, outra parte "nobre" do jornal, o arremate : " Tira cá, dá lá - Dilma troca diretor do DNOC, mas desiste de mudar Transpetro e cria diretoria na Petrobras para o PT." Pronto, estava completa a sacanagem : a maior empresa do país se presta ao papel de criar uma diretoria "apenas para empregar o companheiro José Eduardo Dutra, ex-presidente da estatal e do partido", conforme o minieditorial Opinião, publicado ao lado da matéria assinada por Gerson Camarotti e Gabriela Valente. Mas nada como um dia após o outro com uma noite no meio. O bravo Dutra foi à luta e obrigou O Globo publicar um texto seu ( "Dutra diz que diretoria não tem natureza política') e, melhor ainda, demoliu a arrogância do veículo dos Marinho, que, muito a contragosto, divulgou nota da redação entubando a patifaria cometida : " O GLOBO errou ao afirmar na reportagem da página 3 de sábado que a diretoria Corporativa da Petrobras foi criada só para abrigar José Eduardo Dutra. A diretoria está em gestação na empresa há cerca de dois anos. Em 2009, ela foi aprovada pela diretoria executiva da Petrobras. Sua implementação, contudo, está sendo efetivada agora."

Vamos direto à prova cabal da patranha global, um dos momentos marcantes da luta pela democratização das comunicações no Brasil. :

O Globo', domingo, 29 de janeiro de 2012, página 18 : Dutra diz que diretoria não tem natureza política"

José Eduardo Dutra, ex-senador e ex-presidente do PT e da Petrobras, enviou carta ao GLOBO em que contesta as informações publicadas na página 3 de ontem . Seguem alguns trechos da carta :

"A matéria (...) não se deu ao trabalho de apurar desde quando essa nova diretoria vem sendo discutida na Petrobras, se outras empresas do mesmo porte  têm diretorias equivalentes, enfim se a sua criação se justifica (...) Se essa apuração tivesse sido minimamente feita, verificaria-se que este assunto vem sendo discutido na Petrobras desde 2009. Veriam que, em 2010, o [ Sérgio] Gabrielli deu entrevista falando da necessidade de criação dessa nova diretoria.

Para comparar com a estrutura organizacional de outras empresas, não precisava ir muito longe. Basta acessar o site da Vale e constatar que esta tem a sua alta administração composta por um presidente e sete diretorias, uma a mais do que a Petrobras. Além das diretorias das áreas de negócio e financeira, conta com uma voltada para RH, Adm, etc. Ou seja, uma diretoria corporativa, em moldes semelhantes à que está sendo criada na Petrobras.

A matéria em momento algum analisa se eu teria ou não capacidade para ocupar este cargo (...). O que importa é me carimbar como algúem que conseguiu a sua "boquinha". No caso, dada a importância do cargo, a sua "bocona".

Meu passado de ex-senador e ex-presidente da Petrobras e da BR não tem a mínima importância (...) Os indicadores econômicos destas duas empresas, no período em que as presidi, são públicas e deveriam servir para sepultar as desconfianças que acompanharam a minha indicação para presidor a Petrobras, em 2003.

Gostaria de lembrar também que não estou desempregado, trabalho desde novembro como consultor da Petrobras. Informo também que meu nome ainda não foi oficializado como diretor da empresa.

Po último, se o objetivo era só me dar um cargo, eu poderia ocupar uma das duas diretorias que ficarão vagas com a saída do [Guilherme] Estrella e a ida da Graça [ Foster] para a presidência. (...)".

Um comentário:

  1. Isso mesmo, Bepe. Grande resposta do Dutra!
    Como sempre, o jornal da famíglia Marinho julga e condena seus desafetos, em letras garrafais, título de capa, página inteira...faz a sujeira em nome da "liberdade de empresa".
    Depois publica um envergonhado "erramos", de duas linhas, num cantinho escondido de página. É o fascismo midiático, que se julga acima das leis, da democracia, e da dignidade humana. Destrói reputações, esfola, mata e enterra, sem nenhum pudor e limites. E ainda falam em "liberdade de expressão". Vamos fazer reforma agrária na mídia! Acabar com os latifúndios das 4 famíglias dominam as comunicações no Brasil. Professor Helder Molina

    ResponderExcluir