segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A versão carioca do "Cansei"

Atenção dondocas, patricinhas e playboys. Se liguem vestutos senhores e senhoras de uma certa classe média que não gosta de Estado, detesta pagar impostos e têm alergia a pobre. Fiquem atentas viúvas do udenismo lacerdista. Ali Kamel, não esqueça, prepare a cobertura generosa da Globo. As vestais da moralidade pública na imprensa ( são muitas), no Parlamento e na sociedade estão assanhadas. Vem aí o movimento "Todos juntos contra a corrupção", versão carioca do "Cansei", arremedo de fracassada aticulação golpista paulista contra o então presidente Lula, em 2005/2006.

Segundo matéria publicada em O Globo de 19 de agosto, o movimento, que foi gestado através das redes sociais, tem como idealizadora a empresária Cristine Maza. " A gente discutia na rede o porquê de não existir um movimento organizado contra a corrupção e a impunidade. Amigos embarcaram na ideia, as pessoas começaram a espalhar, virou uma loucura", conta Cristine.

A cobrança da impunidade, todavia, revela o claro viés político do movimento. Como impunidade se a Polícia Federal trabalha a pleno vapor desbaratando quadrilhas de todos os matizes ? Como impunidade se o trabalho da Controladoria Geral da União, e do ministro Haje, é elogiado até pelos mais duros adversários do governo ? Como impunidade se o TCU e o Ministério Público cumprem o seu papel constitucional de fiscalização, controle e denúncia à Justiça ? Como impunidade se a presidenta Dilma dá seguidas demonstrações de que não transige com malfeitos ?

As declarações do presidente da ABI ( Associação Brasileira de Imprensa) ao Globo, segundo a qual o grupo "não tem o componente político-partidário de uma CPI (...) a ABI teve papel fundamental no impeachment de Collor" merecem especial atemção. Primeiro que não há nenhuma CPI instalada, embora a oposição desesperada em busca de palanque gaste toda sua munição para tentar instalá-la. Depois,a citação da camapanha  que levou ao impeachment de Collor é uma espécie de ato falho sobre as as intenções subjetivas ( por enquanto) do udenismo renascido.

Contudo, a estreia de rua do movimento, marcada para o último sábado, foi um fiasco. Pelo visto a manifestação convocada para Cinelândia gorou. É o que se conlcui pelo silencio da velha mídia.Deve ter sido por causa da chuva, afinal, o idealismo dessa gente não resiste a uma chuvinha de inverno.     









Nenhum comentário:

Postar um comentário