sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Foz do Iguaçu : experiências dos EUA e da Europa em debate

Entender e analisar o papel das mídias sociais nas manifestações que ocorrem nos Estados Unidos e no continente europeu foi o objetivo da segunda mesa do Encontro Mundial de Blogueiros. Coube a Pascoal Serrano, blogueiro e fundador do site Rebelión, enfocar a novas ferramentas de comunicação tendo como pano de fundo o movimento dos indignados.Em seguida, Andrés Thomas Conteris, fundador do Democracy Now em Espanhol (EUA), fez uma radiografia do" Ocupem Wall Street."
Serrano começou apontando a dificuldades encontradas, no passado, pelos ativistas  para publicar um simples artigo. Para isso, era necessário peregrinar em busca de publicações alternativas. Sobre o site Rebélion, ele se disse surpreso pela dimensão que tomou. " No início, pensávamos em ter apenas uma agência para dotar de informações internacionais os meios locais."


Embora a quantidade de blogs tenha conformado, segundo Serrano, uma "maré de ideias", existem, na sua visão, luzes e sombras em todo o processo. " É importante destacar que entrenimento e pornografia atrai mais atenção do que informações úteis. Mas os cidadãos agora, para o bem ou para o mal, se transformaram em mediadores da informação." Mesmo reconhecendo todos os avanços das mídias sociais, o blogueiro espanhol  fez questão de trazer ume elemento polêmico ao debate : "antes de encher a rua de gente, poderíamos encher as pessoas de ideias" disse, citando a alusão de um político espanhol ao movimento dos indignados.

Andrés Thomas Conteris, fundador do Democracy Now em Espanhol (EUA), fez uma tocante saudação aos ativistas mortos tanto recentemente nas manifestações ao redor do mundo como no passado. Ele analisou o o movimento "Ocupem Wall Street. " Esse movimento é incrível. Como blogueiros, estamos aprendendo muito com a luta dos 99% contra o 1% que manejam as finanças globais e são os responsáveis por tanto sofrimento, pelas pessoas estarem perdendo suas casas e seus empregos."

A forma transparente de atuação do 'Ocupem Wall Street" foi sublinhada por Andrés, que considera a independência do movimento um elemento que em muito contribui para sua força." Esse movimento está dizendo que basta, que chega. É importante mencionar que a perseverança demonstrada o distingue de outros movimentos. Também não podemos esquecer de sua organização horizontalizada, que é  outro fator que o impulsiona e o diferencia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário